Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Serzedellos (e Cerzedellos) no Brasil Séc.XVIII, XIX e XX

Ao longo da segunda metade do séc. XIX os Serzedellos no Brasil começam a aumentar a um ritmo deveras vertiginoso, quase decuplicando a cada década. Por um lado, chegavam ao Brasil cada vez mais subditos portugueses Serzedello e por outro já nasciam Serzedellos no Brasil, naturalmente.

No último cartel do séc. XIX as conjugações de apelidos/sobrenomes já são muitas e variadas. Por outro havia descendentes que perdiam o apelido por predominância de um outro. Ver, por exemplo, estes Links:

(ao lado, recorte da biografia "oferecida" ao general e cuja beleza gráfica é de suster a respiração)



Não sendo esta recolha de informação sobre os Serzedello, nem uma coisa aturada (ou exaustiva e sistematizada), nem profissional, este é o momento para que com todos aqueles a quem o assunto toque, os que se sintam aserzedeledados,  "colectivamente" se procure esclarecer se todos estes Serzedello são parentes e têm a mesma origem.

Exemplos: Randolfo Pereira Serzedello, médico, foi delegado de saúde no Paraná na mesma altura em que Inocêncio Serzedello Corrêa era o Governador. São primos "carnais" e uma fonte hemerotecária dá mesmo notícia de "Serzedello Corrêa chamou seu primo Randolfo Pereira Serzedello para se ocupar dos assuntos de saúde pública no Paraná".

Passam já (quase) 250 anos sobre o nascimento da mulher que poderá ter sido a primeira Pereira Serzedello assim chamada e 200 sobre as primeiras incursões dos Pereira Serzedello no Brasil. Ainda durante o século XIX já são, como se disse, muitas as conjugações de apelidos, designadamente, Pereira Serzedello, Barboza Serzedello, Vieira Serzedello, Serzedello Pressler, Serzedello Corrêa (a que, mais recentemente, se acrescentou o apelido Santoro), Serzedello Almeida, Serzedello Netto e Netto Costa,. etc.
Mais tarde, nas lutas do General Serzedello Corrêa (o sobrenome pelo lado materno, Dª Carolina Serzedello) pela República, uma das suas manifestações públicas e a saída foi na Rua do Ouvidor, Rua dos Serzedellos no Rio (RJ). Coincidência, apenas, ou porque estavam ali muitos dos seus familiares e, porventura, apoiantes?...

ABS

Sem comentários:

Enviar um comentário