Nasceu em Caires, Amares em 1833 e é filho de Manuel José Barbosa (Caires, Amares) e de Mariana Cândida da Conceição Pereira Serzedello (Ctº Serzedello, PVL). Aos 17 anos de idade (1850) já estava no Brasil (além de ali estarem também mais 3 dos seus irmãos) e a partir de 1860 surgem as primeiras referencias ao seu estabelecimento comercial sito na Rua do Ouvidor, primeiro no nº 39 e mais tarde no nº 35. Casou-se no Brasil em 1868 com Maria da Conceição Teixeira, portuguesa.
Autodidacta ilustrado, paralelamente com o seu modo de vida (e negócio) desenvolveu um amplo trabalho de cariz social, tendo integrado a Sociedade Dezasseis de Setembro, o Grémio Literário Português, O Real Gabinete Português de Leitura, a Sociedade de Socorros Mútuos D. Pedro V, a Venerável Ordem Terceira da Virgem do Monte do Carmo (VOT) e o Lyceo Litherário Português, do qual terá sido um dos 28 fundadores em 1868.
Do seu laborioso trabalho na e junto da VOT como irmão secretário e irmão definidor resulta uma importante compilação documental publicada em 1873, O Archivo Histórico da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora de Monte do Carmo Erecta no Rio de Janeiro.
Sociedade Dezasseis de Dezembro
Grémio Literário Português
Sociedade de Socorros Mútuos D. Pedro V
Veneravel Ordem Terceira de Nª Sra do Monte do Carmo
Lyceo Litherário Português
Comissão de Socorros às vítimas das inundações em Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário