Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

AJP Serzedello (pai) - Dir. Banco de Portugal

António José Pereira Serzedello

1850

Direcção do Banco de Portugal

Data de criação do BP: 1846/11/19
abaixo, Banco de Lisboa fund. 1821
Origem: fusão do Banco de Lisboa, fundado em 1821, misto de banco emissor e banco comercial, com a Companhia Confiança Nacional, instituição financeira criada em 1844. 
Assim, são accionistas "fundadores" todos os accionistas das instituições fundidas, contando-se entre eles vários elementos da família Serzedello. 

AJPS, que já estava com outros membros da Família Serzedello, entre os "fundadores do Banco de Lisboa (1820), está assim entre os "fundadores", assim como entre os primeiros Directores, tendo integrado a Direcção do BP durante duas décadas (1850 a 1871).

----------------------------------- '' ----------------------------------
assinou notas de 10 000 Réis - ch1; 18 000 Réis - ch 1; 20 000 Réis - ch 1, 2 e 3
(monografia "Assinaturas das Notas do Banco de Portugal")
----------------------------------- '' ----------------------------------
Biografia - extracto da publicação
O Banco de Portugal - Das Origens a 1914 - I Vol - Antecedentes, Fundação e Consolidação - 1821-1857
Jaime Reis
"Dando continuidade ao projecto iniciado pelo prof. Damião Peres - com a publicação, em 1971, do volume relativo ao Banco de Lisboa - e ao comemorar 150 anos de existência, esta nova edição corresponde a uma aspiração antiga do Banco de Portugal: divulgar a sua História.
Resultado de vários anos de investigação, este 1.º volume traça-nos um relato vivo da época em que o Banco surgiu e do seu percurso.
Estuda a evolução económica e política do País, durante a primeira metade do séc. XIX: o estado das finanças públicas e o Banco de Lisboa, as companhias financeiras, as revoltas sociais, a crise financeira, o nascimento do Banco de Portugal e seus primeiros anos.
De grande rigor iconográfico, este volume apresenta-se ilustrado com reproduções de gravuras da época, quadros explicativos e um anexo com as companhias financeiras de meados do séc. XIX e seus maiores accionistas."

Extrato (pagªas)






Sem comentários:

Enviar um comentário